Controlador SLWF-01

IMG_9644.jpg
IMG_8845.jpg

MANUAL DO USUÁRIO - CONTROLADOR SMART LIGHTING* SLWF-01

 

 

Para utilização com lâmpadas LED RF SmartLighting* dos tipos tipos RGBW, controle de temperatura CW/WW), luminárias LED Superflux* e fitas LED RGB

 

Este manual descreve a operação do controlador WiFi SmartLighting* SLWF-01 que pode ser utilizado com ampla gama de  lâmpadas, refletores, luminárias e fitas LED em geral (com interface SL-I-RGB-P) fornecidos pela SMART GLOBE. Este dispositivo permite que você controle sua iluminação a partir dos aplicativos SmartLighting* para smartphones do tipo iOS ou Android disponibilizados gratuitamente respectivamente nos sites da Apple Store ou Google Play.


O controlador SLWF-01 está disponível em duas versões, para ser embutido (foto da esquerda) e para ambientes decorados (foto da direita), ambas apresentam as mesmas funcionalidades. 

 

Por utilizar tecnologia WiFi wireless (sem fios) o sistema SmartLighting* é de fácil e rápida instalação, não exige a colocação de novos eletrodutos, execução de cabeamento específico e todas as custosas e incômodas operações associadas, necessitando apenas de alimentação com tensão alternada monofásica de 100 a 240V / 60 Hz (bivolt).

 

Siga fielmente as instruções contidas neste manual e usufrua da comodidade e conforto que o sistema de controle de iluminação LED simples, prático e econômico SmartLighting* poderá lhe proporcionar.

 

 

1 – INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

Localize e baixe/instale em seu smartphone o aplicativo SmartLighting* (opcionalmente milight) à partir dos sites Apple Store (iOS) ou Google Play (Android).

 

 

2 – CONFIGURAÇÃO DO CONTROLADOR - SEM ROTEADOR

2.1 – Para configurar o controlador sem utilizar um roteador, alimente-o a partir da rede de tensão alternada (100 a 240V CA / 60Hz), o indicador luminoso LIGADO acenderá de forma piscante.

2.2 – Obs.: Caso necessite reestabelecer as configurações originais de fábrica do controlador pressione o botão RESET (interno) com a extremidade de um clips para papel por aproximadamente 5 segundos até que os indicadores luminosos CONEXÃO e LIGADO pisquem; note que isto não é necessário para a configuração inicial do controlador, somente para eventuais situações futuras.

2.3 - Vá para a página de configuração das conexões WiFi de seu smartphone, localize, selecione e estabeleça conexão com o dispositivo Mi.light que aparece na listagem; o indicador CONEXÃO do controlador informará quando esta for estabelecida, acendendo de forma contínua.

2.4 – Toque SmartLighting* na tela; aproveite  para renomear o controlador para qualquer outra denominação conveniente mais amigável e elucidativa, sobretudo para identificar/individualizar mais de um setor quando vários controladores diferentes forem utilizados.

2.5 – Volte para a tela LISTA DE DISPOSITIVOS, aguarde alguns instantes, faça a atualização dando um toque nas setas circulares.

2.6 – Você poderá escolher uma dentre as muitas interfaces de controle disponíveis para associar suas lâmpadas/fitas/luminárias e controlar o sistema de iluminação a partir do seu smartphone, conforme segue:

 

 

3 – ASSOCIANDO LÂMPADAS CW/WW (INTERFACE 4 ZONAS CW/WW) OU RGBW (INTERFACE 4 ZONAS RGB).

3.1 – Selecione em seu smartphone a aplicação adequada, selecione a interface 4 zonas para lâmpadas CW/WW (brancas frias/brancas quentes) ou a interface 4 zonas para lâmpadas RGBW.

3.2 – Você poderá associar quantas lâmpadas quiser a cada uma das quatro zonas disponíveis, escolha uma para associar sua (nova) lâmpada.

3.3 – Inicialmente desconecte da rede de energia a lâmpada a ser associada, caso já esteja ligada.

3.4 – Conecte-a novamente, aguarde acender e imediatamente após toque rapidamente na tela o botão  (I) da zona previamente escolhida.

3.5 – Obtendo sucesso na operação a lâmpada piscará lentamente por duas vezes na cor branca, confirmando a associação; após associação as lâmpadas RGBW poderão emitir luz de cor vermelha.

3.6 – A lâmpada já associada a uma zona poderá ser controlada à partir da tela, ou seja, ligada, desligada, dimerizada, ter suas cores selecionadas, etc.

3.7 – Repita estas operações para cada nova lâmpada a ser associada, lembrando que todas as lâmpadas associadas a uma mesma zona operarão de forma conjunta.

 

 

4 – CONFIGURAÇÃO DO CONTROLADOR - CONEXÃO A UMA REDE LOCAL WIFI COM ROTEADOR SEM FIO (WIRELESS)

4.1 – Uma vez que um controlador já tenha sido configurado conforme a Seção 2 – “Configuração do controlador – sem roteador” ele poderá opcionalmente ser conectado a uma rede local que empregue um roteador WiFi sem fio (wireless), seguindo as instruções abaixo.

4.2 – Abra o aplicativo SmartLighting*, na tela de configuração WiFi, localize e conecte o dispositivo Milight, clique no ícone correspondente na tela ADMINISTRAÇÃO DE DISPOSITIVOS, abra a interface adequada.

4.3 – Localize e toque o ícone CONFIGURAÇÕES, aparecerá a tela CONFIGURAR AP, dê um toque, o aplicativo solicitará o nome da sua rede sem fio, selecione-a, em seguida entre também com sua senha de acesso.

4.3 – Na tela SUCESSO dê um toque em OK, desta forma seu controlador passará a operar como um dispositivo cliente de sua rede sem fio.

4.4 - Uma vez conectado a uma rede local sem fio, se por alguma razão necessite escolher outra rede para conexão, ressete o controlador para as configurações de fábrica pressionando o botão RESET com um clips de papel ou palito por pelo menos 5 segundos até que os indicadores luminosos CONEXÃO e LIGADO pisquem; em seguida refaça todas as instruções conforme as seções 2 e 4. 

 

 

5 – DESASSOCIANDO LÂMPADAS CW/WW (INTERFACE 4 ZONAS CW/WW)

5.1 – Para desassociar uma lâmpada CW/WW já associada a uma determinada zona, inicialmente desconecte-a da rede de energia.

5.2 – Reconecte a lâmpada a ser desassociada e, ao acender, toque rapidamente por cinco vezes o botão (I) da zona de associação da lâmpada.

5.3 - Obtendo sucesso na operação a lâmpada piscará por dez vezes.

5.4 – Uma vez desassociada esta lâmpada poderá ser novamente associada a qualquer outra zona ou controlador.

 

 

6 – DESASSOCIANDO LÂMPADAS RGBW  (INTERFACE 4 ZONAS RGBW)

6.1 – Para desassociar uma lâmpada RGBW já associada a uma determinada zona, inicialmente desconecte-a da rede de energia.

6.2 – Reconecte a lâmpada a ser desassociada, aguarde acender e imediatamente após dê um toque de pouco menos de um segundo no botão (I) da zona de associação da lâmpada.

6.3 - Obtendo sucesso na operação a lâmpada piscará rapidamente na cor branca por nove vezes e adquirirá cor vermelha, confirmando a desassociação.

6.4 – Uma vez desassociada esta lâmpada poderá ser novamente associada a qualquer outra zona ou controlador.

6.5 – Uma lâmpada RGBW desassociada exibirá normalmente luz de cor diferente da branca.

  

 

7 – OPERAÇÃO DA INTERFACE 4 ZONAS PARA LÂMPADAS CW/WW

7.1 – O botão (0) na parte superior direita da tela desta interface desligará simultaneamente todas as lâmpadas associadas às quatro zonas, ao passo que o botão (I) na parte superior esquerda permitirá ligar-se simultaneamente todas as mesmas e comandá-las em conjunto, ou seja, as quatro zonas simultaneamente; para sair deste modo basta comandar qualquer zona individualmente.

7.2 – Os quatro botões verticais da parte inferior da tela correspondem a cada uma das quatro zonas, utilize-os para ligar (I) ou desligar (0) todas as lâmpadas associadas a cada uma das quatro zonas.

7.3 – Existem quatro botões dispostos circularmente na parte central da tela, os horizontais permitirão ajustar a temperatura de cor entre branco quente (WW) e branco frio (CW), os verticais possibilitarão a dimerização, ou seja, aumentar ou diminuir a intensidade luminosa das lâmpadas associadas a uma dada zona; siga as respectivas operações:

7.4 – Para dimerizar uma lâmpada de uma determinada zona toque o botão (I) correspondente a esta zona, use depois os botões “aumentar” (central superior) ou “diminuir” (central inferior) para fixar o nível desejado.

7.5 – Para ajustar a temperatura de cor de uma lâmpada de uma determinada zona toque o botão (I) correspondente a esta zona e depois através dos botões “branco quente” WW (central esquerdo) ou “branco frio” CW (central direito) fixe a temperatura de cor desejada.

7.6 – Uma vez desassociada, uma lâmpada CW/WW adquire a coloração branca quente.

7.7 - Modo "noturno" - Para entrar neste modo, de baixíssimo consumo de energia, desligue as lâmpadas através do botão (0) na parte superior direita da tela e mantenha o toque por algum tempo; para sair deste modo, toque (I) da zona desejada e prossiga normalmente.

 

 

8 – OPERAÇÃO DA INTERFACE 4 ZONAS PARA LÂMPADAS RGBW

8.1 – O botão (0) na parte superior direita da tela desta interface  desligará simultaneamente todas as lâmpadas associadas às quatro zonas, ao passo que o botão (I) na parte superior esquerda permitirá ligar-se simultaneamente todas as mesmas e comandá-las em conjunto, ou seja, as quatro zonas simultaneamente.

Para operar todas as lâmpadas das quatro zonas na cor WW, clicar o botão (0), desligando todas as lâmpadas, em seguida clicar (I) por alguns segundos, todas as lâmpadas acenderão com cor WW.

À partir disto você poderá dimerizar todas as lâmpadas em conjunto; para sair deste modo basta comandar qualquer zona individualmente.

8.2 – O cursor em arco permitirá dimerizar, ou seja, ajustar o nível da iluminação.

8.3 – Os quatro botões verticais da parte inferior da tela correspondem a cada uma das quatro zonas, utilize-os para ligar (I) ou desligar (0) todas as lâmpadas associadas a cada uma das quatro zonas.

8.4 – Existe um anel central colorido, utilize-o para selecionar a cor da iluminação para as lâmpadas associadas a cada uma das quatro zonas.

8.5 – Para selecionar uma determinada cor e dimerizar uma lâmpada de uma determinada zona toque o botão (I) correspondente a esta zona, use depois o anel colorido e o cursor em arco para fixar cor e nível desejados.

8.6 – Dando um toque não muito rápido no botão (I) correspondente a determinada zona todas as lâmpadas associadas àquela zona passarão à cor branca, podendo ser dimerizadas da forma usual através do cursor em arco.

8.7 – Para voltar ao modo “seleção de cor” para esta zona, basta tocar o círculo de cores.

8.8 – O botão central M “mode” permite selecionar diversos efeitos/animações relativos a sequencia de cores.

8.9 – O botão S+ ("speed") permite aumentar velocidade para os efeitos/animações, ao passo que o botão S- ("speed") servirá para diminuí-la.

8.10 – Para sair do modo “animações” basta dar um toque no botão (I) correspondente à zona.

8.11 - Modo "noturno" - Uma vez desligada uma determinada zona, continuando a tocar o botão (0) desta, as lâmpadas correspondentes entrarão no modo noturno, exibindo luz branca de baixíssima intensidade; este modo é de alta economia de energia. Para sair dele acione o botão (I) da zona desejada e prossiga normalmente.

 




*SmartLighting e Superflux são marcas registradas da SMART GLOBE SISTEMAS INTELIGENTES

 

 

                                                                                                                                             Versão 170327